Inicial Paróquia História da Paróquia

História da Paróquia

Construída em uma colina, com arquitetura em estilo Neo-renascentista aos moldes de uma capela em Berne, a Igreja de Santa Cecília se configura como a mais antiga do bairro fundada em 22 de Novembro de 1929. No dia 7 de Dezembro de 1929, data prevista para a inauguração da igreja de Santa Cecília, o bairro de Braz de Pina recebe o vigário interino Cônego Brito, para temporariamente cuidar dos afazeres religiosos da nova igreja. Junto com o Cardeal Arcebispo D. Leme de Oliveira Silva lançaram a pedra fundamental da igreja.
Somente em 1930 Santa Cecília receberia um pároco. Este chamado por nome Reinaldo Brito era coincidentemente sobrinho do Cônego Brito. Criou algumas associações e ficou na paróquia por aproximadamente dezesseis anos sendo transferido para são Paulo. Por volta de 1946 o segundo pároco Wilson da Costa Veiga, deixou muitos frutos para a paróquia. Aumentou o número de associações religiosas, ao fundar a “Obra das vocações sacerdotais”, a “Propagação da Fé”, a “Cruzada eucarística” entre outras.

Padre Wilson construiu o primeiro salão paroquial de Santa Cecília, que posteriormente ganhou forma de teatro, sendo ajudado por vários moradores do meio artístico. O Teatro de Santa Cecília também funcionava como cinema e por muitos anos angariou fundos para a paróquia. Neste local também ocorria à realização de obras sociais. Atualmente este espaço ainda pode ser visto na parte lateral da Igreja no salão um. Padre Wilson também criou a gruta de Nossa Senhora inaugurada por seu sucessor
padre Arthur. Por volta de 1955, na paróquia acontecera o trigésimo sexto Congresso Eucarístico Internacional e posteriormente e 1956 a vinda da missão jesuítica que ficou uma semana evangelizando.

Padre Wilson permaneceu como pároco de Santa Cecília por aproximadamente quinze anos e saiu por problemas de saúde. O terceiro pároco, padre Arthur da Costa Pereira pouco se sabe sobre ele, pois ficara apenas um ano e meio como pároco devido a problemas de saúde. Segundo a fonte oral, escrevia muito no jornal À Cruz. O quarto pároco, padre Hélio de Lima Guimarães, capelão militar da segunda guerra mundial, era um fiel mantenedor da ordem em um tempo em que a igreja não possuía cercas e era muito exposta. Este fundou o primeiro regimento musical da Igreja padroeira dos músicos, a banda Lira de Santa Cecília composta em sua maioria por integrantes não paroquianos.

A banda tocava nas romarias da paróquia e durou enquanto padre Hélio foi pároco. Padre Hélio propiciou grandes romarias, muitas delas à Petrópolis, Teresópolis, Juiz de fora e Aparecida. Houve um episódio em que sete rapazes e o padre resolveram fazer uma caminhada a pé até Petrópolis. Um dos rapazes e o padre não chegaram, já que padre Hélio passara mal e este o acompanhou de volta. Entretanto padre Hélio era tão ativo que logo quando chegou foi confessar um doente no alto da Suruí. Os seis rapazes chegaram até Petrópolis. Padre Hélio fazia muitas festas paroquiais, que eram prestigiadas, principalmente as festas juninas. Havia um grupo de quadrilha que representava a paróquia em concursos. Com padre Hélio o teatro da Igreja funcionava como nunca. Deste modo nesta época a Igreja era muito ativa e conhecida pela musicalidade por suas festas, romarias e pelo Teatro.

Continua.... (fase de elaboração)

Calendário Paroquial

No Mês passado Novembro 2017 No Mês próximo